Molho de Tomate

Ingredientes:
  • Tomates tipo Italiano: aproximadamente 2 kg
  • Manjericão:  folhas a gosto.
  • Sal
  • Açucar
  • Dificuldade: Baixa
  • Cozimento: 60 min.                     
  • Preparação: 60 min.
  • Custo: Baixo
 Preparação:
  1. Para preparar o molho de tomate, começar a verificar um por um, eliminando aqueles  danificados ou amassados. Elimine os talos e lave-os muito bem ,em seguida, coloque-os para drenar. Corte cada tomate ao meio e retire as sementes .
  2. Coloque-os em uma panela grande e deixe-os secar em fogo baixo, cobrindo com uma tampa, virando ocasionalmente, enquanto estiverem apurando. Quando estiver apurado, passar na peneira (ou na máquina eléctrica apropriada), levando o molho à uma panela de aço inoxidável (pequena).
  3. Quando o molho de tomate estiver consistente, juntar se for preciso açúcar e sal para tirar o acidez. Se não atingir a consistência desejada, coar em uma peneira de  malha para eliminar o excesso de água e deixa-lo apurar  até atingir a consistência desejada. Enquanto isso, esterilizar os frascos por ebulição em água durante 30 minutos. Coloque em cada frasco esterilizado algumas folhas de manjericão.
  4. Encher os frascos esterilizados de molho de tomate com o auxílio de um funil, tendo o cuidado de deixar 2-3 polegadas de espaço a partir da borda do copo. Finalize com mais algumas folhas de manjericão.
  5. Feche bem os frascos. Agora coloque os frascos em uma panela grande, e colocar, na parte inferior da panela um pano de prato entre os potes, ele irá  impedir a quebra dos potes durante o cozimento. Cubra os potes de molho de tomate com água quente, e deixe cozinhar por 30 minutos após iniciar a fervura.
  6. Após os 30 minutos deixar esfriar na água de cozimento e, uma vez frio e seco o vidro, verificar que o vácuo tenha sido feito corretamente: Se quando pressionar a tampa, não sentir o “ClicClac”, que deverá travar a tampa, mudar  a tampa e repetir a operação de lacre. Após devidamente embalados, colocar o vidro com o molho de tomate, em um lugar fresco e protegido da luz.

passata di pomodoroConservação:
O molho de tomate, se o vácuo for bem sucedido, poderá ser armazenado durante um ano em um lugar fresco e protegido da luz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário