terça-feira, 19 de agosto de 2014

Tiramisú

As origens do Tiramisu são muito incertos porque cada região teria "inventado" esta iguaria: por este motivo, nasce uma espécie de competição entre Toscana, Piemonte e Veneto.
Existem muitas lendas sobre esta sobremesa que foram atribuídas até qualidades afrodisíacas.
A versão official coloca o nascimento de tiramisu, no século XVII, em Siena, quando alguns pasteleiros, antecipando a chegada do grão-duque da Toscana, Cosimo de Medici, decidiu fazer um bolo para comemorar sua grandeza.
Eles decidiram que o bolo deve refletir a personalidade do Grão-Duque foi tão importante para ser um doce e saboroso, mas ao mesmo tempo preparado com ingredientes simples e, sobretudo, tinha que ser extremamente ganancioso porque Cosimo literalmente adorava doces.
Por isso, foi percebido que o nosso Tiramisu que foi então chamado de "sopa do duque" em homenagem a Cosimo de Medici, que trouxe com ele a receita em Florença e é conhecido em toda a Itália.
A lenda também diz que a sopa do duque tornou-se a sobremesa favorita dos nobres que atribuíam propriedades afrodisíacas e emocionante, daí o nome Tiramisu.
A versão oficial, no entanto, disse que, para inventar o Tiramisu foi um chef de pastelaria em Turim, em honra de Camillo Benso, conde de Cavour para apoiá-lo em sua difícil tarefa de unificar a Itália.
Veneto também tem a sua própria versão: parece que o tiramisu foi inventada no restaurante "el Toula" no momento da Treviso localizado perto de um bordel e serviu precisamente para "puxar para cima".

Ingredientes:
Serve: 6 pessoas


  • 6 ovos
  • 500 g Mascarpone
  • 150 g de açúcar
  • 300 g biscoitos tradicionais Champanhe
  • ¾ do café (cerca de 8 café)
  • 50 g de licor a gosto
  • Cacau


Preparação:


  1. Para preparar o tiramisu, dividir as claras das gemas, acrescente as gemas e metade do açúcar com uma batedeira com batedor até obter uma mistura agradável é leve, macio e cremoso. 
  2. Tiramisu 
  3. Adicione a mistura de mascarpone com as gemas de ovos, em seguida, assumir o controle de ovos brancos: limpai, com o auxílio de um planetário ou mais e com uma batedeira, semi-montada e quando eles vão adicionar a outra metade do açúcar e continue batendo até que a chuva não vai ser até rígida . 
  4. Uma vez que as claras será montado com perfeição adicioná-los à mistura de gemas de ovos, açúcar e mascarpone. Faça isso com cuidado, mexendo de baixo para cima, com uma colher de modo a não remover as claras em neve. 
  5. Agora que o creme está pronto, disponetene uma colher no fundo de cada copo, ou em uma única folha de cozimento, passe os biscoitos no café tomando cuidado para não encharcar demais, e depois organizá-los no copo, cortando-os de acordo com a forma do recipiente. 
  6. Tiramisu 
  7. Coloque uma colher de sopa de creme sobre os palitos, o nível do creme e cubra com outra camada de palitos embebidos no café se o primeiro de tê-los dispostos verticalmente, eles colocá-los na horizontal (e vice-versa), bem nivelado e polvilhe com o cacau em pó . Se você quiser, pode polvilhar o topo do copo com alguns cachos de chocolate. 
  8. Conservar na geladeira por algumas horas para diminuir o doce e ... bon appetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário